Futebol e Economia tem muito mais a ver do que você pensa

O locutor Galvão Bueno afirma há anos que o ideal é que o goleiro fique no meio do gol. Dessa forma, ele defende os pênaltis que forem batidos exatamente no centro da trave, o que pode ser muito valioso no jogo, já que em geral, os pênaltis não são desperdiçados.

A Teoria dos Jogos também estuda possibilidades. É um ramo da matemática aplicada que analisa o impacto de diferentes escolhas de jogadores em situações estratégicas, ou seja, quais são as melhores decisões e como elas influenciam umas às outras.  

Mas como futebol, Teoria dos Jogos e economia se relacionam entre si?

A ideia é que em nenhum dos três devemos usar estratégias puras, ou seja, ações fixas de acordo com cada situação. Tanto o futebol como a economia são áreas que estão sujeitas a constante mudanças e, portanto, pedem mais do que um goleiro sempre posicionado no centro do gol.

Dessa forma, um goleiro deve estar sempre flexível para uma cobrança mais a esquerda, mais central ou mais a direita. Sua empresa, seguindo na mesma linha, não deve apenas se instalar naquele local porque é mais barato e sim pensar se ali existem fornecedores para o seu tipo de produto e se existem pessoas que queiram comprá-lo.

Com estratégias melhor pensadas e considerando as variáveis, ganhar o jogo se torna mais fácil.

Leave a Reply