Redução de custos: sua aliada na saúde financeira

A gente fala por aqui com alguma frequência que uma empresa, assim como todas as outras áreas da vida, precisa ter equilíbrio para funcionar. O crescimento e a saúde de um negócio depende não só do arrecadamento mas também de como são gerenciados os gastos.

O que são considerados custos? Toda saída de dinheiro destinada para a manutenção do empreendimento, como por exemplo os salários da equipe, gastos com marketing ou contas do espaço físico. Boa parte dos custos não podem ser cortados, visto que eles são essenciais para um bom funcionamento da organização.

No entanto, existem formas de reduzí-los. A partir da análise dos processos da sua empresa, é possível reconhecer os gargalos e os desperdícios, podendo assim tomar medidas onde se precisa.

Alguns exemplos de redução de custos na sua empresa são telefonia e celular, verificando a possibilidade de gastar menos nos planos; contas de água e luz, investindo em torneiras e descargas mais econômicas e luzes de LED ou fluorescentes; papel e impressão, optando por impressões mais econômicas dos documentos necessariamente físicos. Todas essas medidas, entre outras, são simples, e podem ajudar no orçamento final do negócio.

Além de tudo isso, é sempre importante ressaltar a importância de renegociações de tarifas bancárias e dívidas e de um planejamento financeiro feito por profissionais especializados. Para tudo ir bem, é necessário seguir diretrizes estabelecidas de acordo com um estudo maior do que aquela empresa precisa. E para isso, você sempre pode contar com a Maper

Leave a Reply